O conceito de minimalismo se refere primeiramente a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Minimalismo como estilo de vida está tendo o seu ápice agora no século XXI.

Uma maneira de definir o minimalismo é como um modo de vida, uma tendência no modo de existir e de se relacionar com tudo o que nos rodeia e o que temos.

O minimalismo é um processo pessoal gradual que está se tornando um hábito caracterizado por:

Redução consistente do consumismo e, em geral, de todas as compras compulsivas;
A busca por uma vida pessoal mais significativa e menos apegada a coisas materiais;
Uma busca permanente de prazer em coisas simples e significativas;
Uma renúncia a cair na armadilha do sistema social e a compulsão de querer impressionar ou agradar os outros através do status, posição e ter.

Em resumo: o que é minimalismo? Poderíamos dizer que o minimalismo é a busca de uma vida mais significativa através do cuidado daquilo que é mais importante para nós na vida.

Fonte: https://minimus.life/minimalismo/minimalismo-vida.html

A Referência: Minimus.Life https://minimus.life

‘As Pessoas são mais importantes que as coisas!’

De acordo com os escritores Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores do documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things (“Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam”, em tradução livre), que retrata a vida de pessoas que vivem apenas com o essencial, o minimalismo é um comportamento que torna pessoas mais importantes que as coisas que elas têm.

“Com menos importância para o material, podemos abrir espaço nas nossas vidas para o que realmente importa”, comenta Ryan, um ex-publicitário bem-sucedido, mas que chegou ao limite de estresse quando foi escalado para vender celulares para crianças de cinco anos.

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-41077549

A Fonte: The Minimalists https://www.theminimalists.com/

Um livro:

As grandes dicas do livro são seu 6 Hábitos Matinais, que te levam a um despertar e a um fantástico estímulo para que você tenha energia e foco para passar o seu dia muito bem, veja os passos:

  1. Silêncio
    Simplesmente ficar em silêncio alinha os pensamentos, ou meditar, ou fazer uma oração. Tente exercitar a respiração profunda e em seu pensamentos coloque a gratidão (agradeça por TUDO o que você tem).
  2. Afirmação
    Tudo o que você deseja realizar, sonhos, vontades, objetivos, (pode ser uma lista) tenha escrito e as leia em voz alta (que você mesmo/a escute). Repita isso diariamente para criar essa marca no seu subconsciente.
  3. Visualização
    Visualize o que você deseja realizar, para que isso lhe aproximar dos seus sonhos, vontades, objetivos, assim que se fosse o primeiro passo para materializar o que você quer.
  4. Exercícios Físicos
    Tente fazer exercícios físicos no início da sua manhã, (alongamentos, exercícios de solo que não precisam de equipamentos e até mesmo caminhada ou corrida) isso oxigena seu corpo e libera substancias que lhe trazer bem estar para começar o dia.
  5. Leitura
    A leitura (de não ficção) trás o desenvolvimento para o mente, para o intelecto e além de tudo é fonte de inspiração (como o livro O milagre da manhã).
  6. Escrever
    Escrever organiza, trás clareza e é o primeiro pontos para se ter de formar concretar o que se pretende fazer. Pode ser a lista de tarefas do dia, os sonhos, as vontades, as metas, os desafios, os agradecimentos, os pensamentos, as memórias e tudo o que você quiser.

O autor relata a experiencia numa fase complicada de sua vida, mas o conteúdo do livro também sugere que existe um período do dia para se fazer essas atividades, é incrivelmente antes das 8h da manhã. Eu acredito que esse é um horário simbólico, mas claro que por muitos relatos encontrados no próprio livro existe um número enorme de pessoas que se disponibilizam a acordar as 5h da manhã para desenvolver esse ciclo de atividades, e até criaram o The 5 AM Club #5amclub. 

O mais interessante de tudo que que o livro deixa claro que você pode e deve adaptar parte ou todo o seu conteúdo de explicações e ensinamentos para a SUA realidade e horários.

Alguns itens/links bônus: 

Canal oficial de Hal Elrod no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCSWAwGpIBuLp6-sRtgxPCTg

Uma breve animação que nada mais é do que um resumo dos 6 Hábitos do livro O milagre da manhã:

Dica valiosa que como começar os Hábitos, comece com Mini-Hábitos: