PC Advisor/Reino Unido
Publicada em 03 de abril de 2009 às 07h20

Um estudo, realizado pela Universidade de Melbourne, indica que as pessoas que navegam em sites como Facebook, Twitter e Orkut são mais produtivas no trabalho

Ao contrário do que muitos imaginam, o uso de redes sociais e serviços online – como Twitter, Facebook e Orkut – no trabalho pode tornar os funcionários mais produtivos. Pelo menos, segundo um estudo divulgado pela Universidade de Melbourne (Austrália).

De acordo com o levantamento, 70% dos funcionários usam a internet no escritório para fins pessoais e esse grupo mostrou-se 9% mais produtivo e criativo em comparação àqueles que não utilizam a web para fins de diversão.

“A navegação corporativa para fins pessoais pode melhorar a concentração dos funcionários”, destacou Brent Coker, do departamento de marketing da universidade. “As pessoas precisam relaxar um pouco para terem de volta sua concentração”.

A navegação para fins pessoais inclui atividades como procurar informações online, ler sites de notícias, jogar games, se atualizar sobre seus amigos ou ver vídeo no YouTube.

“Intervalos curtos para navegar na internet permitem que a mente descanse, levando a uma concentração maior durante as horas de trabalho, o que aumenta a produtividade”, detalhou Coker, ressaltando que, assim, não faz sentido as empresas gastarem milhões em sistemas para bloquear o acesso a vídeos, redes sociais ou sites de e-commerce por meio da rede corporativa.

Cooker ressaltou, no entanto, que as particularidades do estudo dizem respeito a funcionários que navegam, no máximo, um quinto de seus horários. “Aqueles que têm tendências ao vício de internet terão níveis de produtividade menores”, contrapôs.