Olá Pessoal, encontrei da internet uma dica muito legal para melhorar o desempenho de Chromebooks mais simples.

Se você possui um Chromebook com pouca memória RAM, é provável que seu dispositivo não suporte mais de duas ou três guias do Chrome. Os usuários com 2 GB de RAM e, em alguns casos, 4 GB de RAM, também enfrentam esse problema. A maioria dos Chromebooks também não oferece a opção de atualizar a RAM, portanto, a única maneira de contornar esse problema é usar a memória Swap.

Memória Troca

A memória swap, ou mais comumente referida como memória virtual, é uma tecnologia que permite ao usuário usar partes de seu espaço de armazenamento(HD) como RAM.
Quando o sistema operacional entende que a RAM (física) não é suficiente, ele liga a memória virtual. Para que isso funcione, você precisa alocar uma certa quantidade de espaço no HD do Chromebook.

Passo 1: Abra o Crosh

Crosh é o terminal do ChromeOS e, para abri-lo, segure Ctrl + Alt + T.
Ele deve abrir em uma janela do Chrome.

Passo 2: Alocando a Memória Swap

Agora que você está no Crosh, vamos alocar a memória swap. Aqui, você pode decidir quanta memória alocar. Recomendo, alocar a mesma quantidade de memória RAM que o seu Chromebook tenha. Por exemplo, se o seu Chromebook tem 2 GB de RAM, aloque 2048, se ele tem 4GB de RAM, você pode alocar 4096. Utilizando essa lógica, essas quantidades devam ser suficientes.
Para alocar memória, digite [swap enable 4096] e pressione enter. Isso alocará 4 GB de memória swap.

swap enable 4096

Passo 3: Reinicie seu dispositivo

Para que essas alterações entrem em vigor, você precisará reiniciar seu Chromebook.

Passo 4: Desativando o Swap

Agora, se em algum momento você quiser desativar a memória swap, basta abrir o Crosh e digitar [swap disable] e reiniciar o Chromebook.

swap disable

Pronto! Agora, você pode abrir de 10 a 15 guias e nenhuma delas recarregar. Esta é uma ótima solução para usuários com dispositivos mais simples e com pouca memória RAM.

Abraços a Todos/as!

Fonte:https://medium.com/techtalkers/enabling-swap-memory-on-chromeos-41dcfc4cf93